Musicalização Regional Infantil


A meta central do presente projeto é, despertar e provocar o interesse pela cultura popular mato-grossense em crianças e jovens,realizando o resgate da cultura popular através da música regional (Cururu e Siriri), e das memórias musicais ainda contidas nas comunidades ribeirinhas, objetivando trazer ao público canções e ritmos por elas conhecida.
Conteúdos Selecionados: Viola de cocho; Mocho; Ganzá; Formação em Conjunto (Orquestra Musical Regional); Canto Coletivo (coral)
Metodologia: A metodologia adotada percorrerá o ensino aprendizagem de maneira prática e teórica (Prático-Teórico) o qual consideramos ser melhorpara favorecer ao desenvolvimento musical dos iniciantes e daqueles que estiverem em fase de aperfeiçoamento musical. Por conta da pandemiado novo Coronavírus, inicialmente as aulas se desenvolverão através de aulas virtuais assíncronas. Estas serão disponibilizadas por links nosite da Associação Flor Ribeirinha (www.florribeirinha.com.br). Os instrumentos serão disponibilizados aos alunos através de termos deresponsabilidade assinados pelos responsáveis, para que as crianças e jovens possam fazer a aula prática em casa. Quando a disseminação do vírus estiver mais controlada e possibilitando maior segurança no contexto dos protocolos de prevenção a saúde, as aulas acontecerão de forma presencial no Quintal da Domingas – sede da Associação Cultural Flor Ribeirinha na comunidade São Gonçalo Beira Rio.
Duração: 06 meses.
Quantidade de alunos selecionados: 10.
Faixa etária: 12 a 14 anos.
Data e horário: Sábados 8h da manhã. As aulas serão disponibilizadas uma vez na semana.
Instrutor: Eduardo Aparecido dos Santos. Professor efetivo da rede Municipal de Ensino, graduado em Música pela Universidade Federal de Mato Grosso com Pós Graduação em Arte e Ludicidade na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Foi músico integrante do naipe de Viola de Cocho durante todo o período de atividades da Orquestra do Estado de Mato Grosso, e e também participou de vários outros grupos musicais do estado. Atualmente é integrante do Grupo Camerata e do Grupo Folclórico Flor Ribeirinha onde participou em mais de vinte (20) Festivais Internacionais de Folclore em nove (9) Países, em especial no ano de 2017 onde o grupo Flor Ribeirinha conquistou o 1° (primeiro) lugar no Campeonato Mundial de Folclore em Istambul na Turquia, também esteve em festivais nacionais em mais de 15 estados do Brasil.

#Musica!